O QUE APRENDI COM O PBL 7?
No PBL 7, aprendi a diferenciar interação de interatividade nas interfaces digitais, compreendendo que nem toda ação do usuário (como clicar ou navegar) representa uma participação ativa no processo de aprendizagem. Percebi que a interatividade envolve engajamento mais profundo, no qual o sujeito influencia e constrói o ambiente, o que me levou a refletir criticamente sobre o uso das tecnologias na educação em saúde, muitas vezes ainda centradas em práticas passivas. Além disso, a experiência evidenciou minhas próprias dificuldades com ferramentas digitais e reforçou a importância de pensar interfaces mais intuitivas e pedagogicamente intencionais, como discutem autores como Pierre Lévy e Marco Silva.
Concordo com sua reflexão, principalmente ao destacar que nem toda interação garante aprendizagem. Isso me fez repensar a incorporação das tecnologias na educação, que muitas vezes ainda são utilizadas de forma passiva.
ResponderExcluir